sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Savon de Marseille, porque são tão famosos?

Bonjour mes chèries!

Muito se vê, muito se fala, muito se usa e muito se questiona quando a questão é sabonetes, não é mesmo?

Mas tem algumas coisas que são legais de saber, pois 90% do que temos hoje vieram de um passado longínquo. Por acaso vocês já viram um sabonete desse por aí?


Muita gente utiliza uma forminha como molde para deixar seus sabonetes com essa marca, mas não tem ideia nem da história, nem o porquê eles são tão famosos. Vamos lá, vamos começar voltando ao século 14...

A história do sabonete de Marseille tem mais de 600 anos, dados históricos do primeiro saboeiro na região datam de 1370. A fórmula deste sabonete foi regulada no reinado de Luís XIV em 1688, quando o mesmo limitou o uso do nome "Savon de Marseille" aos sabonetes feitos em Marseille ou em seus arredores e que levaria somente óleo de oliva em sua composição. Hoje essa lei ainda é válida como também o uso de óleo de outros vegetais.


O processo de elaboração mais utilizados nos sabonetes da França chama-se "saponification" que nada mais é que a reação química sofrida entre um ácido grado existente em óleos ou gorduras com uma base forte de aquecimento. (óleo + soda). 

Enquanto na Europa e Estados Unidos o principal processo para a fabricação artesanal de sabonete é o que eles chamam de "Cold Process" aqui no Brasil nos deparamos quase que exclusivamente com os sabonetes glicerinados. Artesanalmente falando, a glicerina por aqui é mais fácil de ser encontrada, mais barata e consequentemente mais acessível. Para a produção dos sabonetes pela técnica de "Cold Process" a dificuldade começa pela falta de matéria prima e custo dos produtos quando encontrados. 


A próxima vez que vocês virem um sabonete brasileiro "savon de Marseille" vão se lembrar da história. 

Espero que tenham gostado. Afinal, um pouco de história não faz mal a ninguém. 

Gros bisous et à bientôt!

Nenhum comentário:

Postar um comentário