sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Savon de Marseille, porque são tão famosos?

Bonjour mes chèries!

Muito se vê, muito se fala, muito se usa e muito se questiona quando a questão é sabonetes, não é mesmo?

Mas tem algumas coisas que são legais de saber, pois 90% do que temos hoje vieram de um passado longínquo. Por acaso vocês já viram um sabonete desse por aí?


Muita gente utiliza uma forminha como molde para deixar seus sabonetes com essa marca, mas não tem ideia nem da história, nem o porquê eles são tão famosos. Vamos lá, vamos começar voltando ao século 14...

A história do sabonete de Marseille tem mais de 600 anos, dados históricos do primeiro saboeiro na região datam de 1370. A fórmula deste sabonete foi regulada no reinado de Luís XIV em 1688, quando o mesmo limitou o uso do nome "Savon de Marseille" aos sabonetes feitos em Marseille ou em seus arredores e que levaria somente óleo de oliva em sua composição. Hoje essa lei ainda é válida como também o uso de óleo de outros vegetais.


O processo de elaboração mais utilizados nos sabonetes da França chama-se "saponification" que nada mais é que a reação química sofrida entre um ácido grado existente em óleos ou gorduras com uma base forte de aquecimento. (óleo + soda). 

Enquanto na Europa e Estados Unidos o principal processo para a fabricação artesanal de sabonete é o que eles chamam de "Cold Process" aqui no Brasil nos deparamos quase que exclusivamente com os sabonetes glicerinados. Artesanalmente falando, a glicerina por aqui é mais fácil de ser encontrada, mais barata e consequentemente mais acessível. Para a produção dos sabonetes pela técnica de "Cold Process" a dificuldade começa pela falta de matéria prima e custo dos produtos quando encontrados. 


A próxima vez que vocês virem um sabonete brasileiro "savon de Marseille" vão se lembrar da história. 

Espero que tenham gostado. Afinal, um pouco de história não faz mal a ninguém. 

Gros bisous et à bientôt!

Paixão pela flor azul da Provence

Essa flor tão pequenina e delicada, inspira pessoas do mundo todo, inclusive a mim. Ainda não estive em um campo de lavanda, mas com certeza estarei em breve... Enquanto esse dia não chega, me delicio com os produtos que eu mesma fabrico e me beneficio das inúmeras propriedades que ela tem.

Popular na aromaterapia, a lavanda é a planta favorita para os cosméticos e perfumes. Possui ainda propriedades medicinais e terapêuticas. É utilizada também como anti-séptico e analgésico.
A lavanda é uma ótima opção para aquelas pessoas que tem problemas com sono, pois tem propriedades relaxantes. Acalma picadas de insetos e cura queimaduras e cortes.
E sabe o que descobri na minha última viagem? Nossa amiguinha lilás também é comestível!!! Acreditam nisso??? Nem eu acreditei! :)
Com a vida agitada que levamos, nada melhor que encontrarmos métodos e maneiras de relaxarmos e ter dias melhores e mais prazer. A minha foi me jogar aos benefícios da lavanda... e você, o que faz para ter uma vida melhor?

Tenha um Spa na sua casa


Enfim é Sexta-feira! 



Toda sexta você sai do trabalho, passa no supermercado e vai para casa. Ou então você frequenta o mesmo barzinho com o mesmo grupo de amigas/amigos. Nada contra, porque eu mesma faço isso, mas que tal variar um pouco a rotina? Que tal cuidarmos da nossa beleza exterior e interior. 

O Spa é um refúgio perfeito para energizar-se e  revitalizar-se, relaxar e recuperar forças, recuperar  beleza prolongada. Em geral, um dia no Spa é uma experiência esplêndida para redescobrir o eu interior através de uma extensa gama de tratamentos que vão desde massagens à esfoliações até tratamentos de beleza e terapias de relaxamento.


Apaixonada por Lavanda como sou, não poderia deixar de compartilhar com vocês, dicas valiosas que ajudarão a nos manter mais bonitas, mais relaxadas e ainda mais radiantes! Prontas para o que der e vier! 


Nestes posts você verão o que podemos fazer para:

- Preparando o ambiente

- Massagem
- Beleza dos Pés
- Esfoliação
- Hidratação da Pele
- Bronze
- Relaxamento
- Meditação
- E muito mais...

Para tudo isso, usaremos produtos à base de Lavanda é claro! 


Espero todas vocês na próxima semana para compartilhar essa experiência tão boa!


Fale com a gente: maisonlavandesp@hotmail.com

Home Spa - Escalda-pés Relaxante

Enfim é Sexta-feira!

E  hoje também é dia de relaxar, afinal a semana foi intensa: trabalho, escola, sobe e desce de escadas, salto alto...coitadinhos nos nossos pezinhos. Qual tal um escalda-pés bem gostoso para começar bem o final de semana!?  A gente merece!!!!!

escalda-pés é uma prática milenar que alivia o estresse, estimula a circulação sanguínea, reduz o inchaço, suaviza a pele e, ainda combate a ansiedade e promove a auto-estima!

Para nos entregar à essa delícia, veremos agora o que podemos fazer no conforto de nossa casa e mandar para bem longe o cansaço:
 


1º - Prepare o ambiente: 
       Para extrair o máximo dessa prática, prepare um ambiente gostoso e relaxante. Mesmo que seja em seu banheiro, coloque mimos que te farão sentir bem... Acenda uma vela... coloque flores na sua bacia ( e porque não uma tina de madeira?). 
       Deixe tudo o que você precisa a mão, assim evitará transtornos.

2º - Itens necessários: 
       Água Quente e Fria (Temperatura adequada: 37° (Verão) 38º (Inverno))
       2 colheres de sopa de Sal Grosso
       10 gotas de extrato de própolis (anti-séptico, antiinflamatório e fungicida)
       Bolinhas de gude
       Jarra / Caneca pequena
       1 escova corporal
       Hidratante para os pés (caso não queira usar hidratante, coloque mel na água)
       1 toalha
       1 par de meias
       1 bacia ( que consiga colocar os pés confortavelmente e cobri-los até o tornozelo com água)

3º - O Procedimento:
     Comece esfoliando os pés a seco com o sal grosso e a escova (se quiser coloque mel). Dê atenção especial aos calcanhares, para retirar as células mortas e ativar a circulação. Coloque, alternadamente, a água na bacia ao ponto de que os pés fiquem completamente cobertos até a altura do tornozelo. Coloque também bolinhas de gude para que você tenha uma massagem durante o processo. Acrescente o sal e o extrato. Mergulhe seus pés na bacia. De vez em quando, 2 minutos mais ou menos, com o auxílio de uma jarra ou caneca, pegue a água da bacia e jogue a partir dos joelhos e esfregue os pés nas bolinhas de gude. Deixo-os descansar de 15 a 20 minutos. 
      Retire os pés da água, seque bem entre os dedos e unhas. Massageie com o creme hidratante (boa hora de uma reflexologia não?) Vista a meia e deite-se. 

Pronto! 

Espero que vocês tenham gostado!



Quer um escalpa pés ainda mais relaxante e além de tudo refrescante? Compre aqui:







Abraços

maisonlavandesp@hotmail.com
lalavandemaison@gmail.com 

Lavanda e Casamento: Um par perfeito!



Como sempre dizemos por aqui, a lavanda é uma planta delicada e com um cheiro muito agradável. O ambiente que ela proporciona é muito especial e é uma ótima opção para quem quer uma decoração de casamento com um ar bem natural e com tons violeta. Essa flor combina muito bem com diferentes tipos de decoração, mas graças ao seu aspeto selvagem ela é perfeita para um casamento rústico ou ar livre.

Um campo de lavandas é um dos cenários mais fantásticos para tirar fotografias de casamento. Infelizmente, no Brasil essa é uma flor que não é muito fácil de encontrar, mas se você tiver a sorte de casar perto de um desses campos, aproveite e tire muitas fotos.
casamento lavanda cenario romantico

casamento lavanda noiva convidadas
Se não encontrar nenhum campo de lavandas, basta ser criativa: faça o seu próprio cenário e utilize muitas lavandas para criar o ambiente perfeito.
casamento lavanda cenario decoracao fotos
casamento lavanda noiva fotografias
A lavanda também pode tornar o caminho para o altar bem bonito, assim como o salão da festa. Opte por pequenos vasos com lavanda para uma decoração mais natural, ela permite fazer lindos centros de mesa e pode também ser utilizada para decorar os pratos ou o cardápio.
casamento lavanda entrada cerimonia decoracao
casamento lavanda vasos
casamento lavanda pratos mesa convidados
casamento lavanda mesas convidados flores
casamento lavanda mesas convidados
Seja criativa e use uma flor de lavanda para enfeitar os drinks da festa. Além de ficar muito bonito, os convidados vão achar a ideia super original!
casamento lavanda bebidas
casamento lavanda bebidas decorativas
Você pode também optar pela lavanda para o seu buquê, veja como ficam lindos os arranjos com essa flor!
casamento lavanda noiva bouquet cerimonia
casamento lavanda bouquet flores
casamento lavanda bouque casamento
A lavanda também pode ser utilizada para fazer a habitual chuva aos noivos. Em vez de arroz, use as pétalas dessa flor ou misture os dois. As fotos da saída dos noivos da igreja ficarão lindas e com uma cor especial!
casamento lavanda chuva saida igreja
Para não fugir à temática da festa, você pode usar também essa flor para fazer você mesma os convites e as lembrancinhas. Para as lembrancinhas, ofereça pequenos ramos de lavanda ou saquinhos de aromas.
casamento lavanda convites casamento
Como você pode ver, a lavanda pode tornar uma decoração de casamento bem bonita.
Gostaria muito que no Brasil fosse possível realizar um casamento assim! 
E aí, gostaram da ideia!
À bientôt!!!!
Fonte: noivas.net : http://www.noivas.net/2013/03/07/inspiracao-casamento-com-lavandas/